Amigos que me seguem

domingo, 22 de setembro de 2013

Papas portuguesas


Olá meninas, esta receita de hoje minha mãe aprendeu com sua sogra, minha avó paterna. Meus avós eram agricultores e criavam porcos para o consumo da casa. A receita original era feita com a "barriqueira" do porco, eles usavam a gordura da barriga com couro o nosso atual bacon, só que não era defumado, ela fritava para derreter a gordura e fazer um torresmo onde ela refogava a mostarda para fazer o prato.
Vamos a minha adaptação:
Piguei um pedaço de linguiça fina defumada, uma cebola, e um dente de alho levei ao fogo com uma colher de banha




Refoguei, acrescentei um punhado de folhas de mostarda picadas coloquei sal, deixei por alguns minutos em fogo baixo, com a panela tampada para ela verter o liquido, depois cobri com água e deixei cozinhar até ficar no ponto que eu gosto consistente mas cozida.




Quando estiver cozido acrescente farinha de milho aos poucos para formar a papa, ou seja um mingau que pode ser ralo ou grosso. Eu prefiro ele fino, minha mãe faz bem grosso quando esfria  dá até para cortar, parece uma polenta. Desta vez ficou ralo até de mais, pois ele se espalhou pelo prato, prefiro um pouco mais consistente mas ainda necessitando de colher para comer. A papa da minha mãe da para comer com garfo!



Gosto de usar a farinha de milho média, e faço também com couve ou ervas mas acho mais saborosa quando é feita com mostarda crespa.

2 comentários:

  1. Boa noite querida, tenha uma semana abençoada por Deus, estou te seguindo, beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Nossa muito bom Sisi , acho que com couve manteiga deve ficar maravilhoso tbm , receitinha anotada , obrigada e linda semana.Bjs.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua visita! Comentários, sugestões e criticas são bem vindos. Volte sempre!!!